Comunicado de imprensa

🇵🇹 PRÓLOGO GLOBE40: OS CAVALOS SÃO SOLTOS 🇵🇹

Há um momento em que o velejador tem de zarpar e esse momento chegou para as 9 tripulações da Classe 40 do prólogo da 2ª edição do GLOBE40. E isto depois de um longo período de espera em Lorient, durante o qual os baixos se sucederam a um ritmo que mais lembrava as tradicionais corridas transatlânticas de inverno. Esta quinta-feira, 4 de setembro, sob o comando dos Coureaux de Groix, os “tourdumondeistes” deram o seu impulso rumo à bela cidade de Cádis, que os aguarda ansiosamente depois de 900 milhas de um prólogo que, para esta edição, contará no ranking.

 Durante esta semana de lançamento em Lorient, os sentimentos dividiram-se entre o desejo de finalmente ver o sonho de uma corrida à volta do mundo ganhar forma com uma primeira partida e a necessária cautela dos capitães e da organização face às condições excepcionalmente adversas do vento e do mar no Golfo da Biscaia; Não há necessidade de escrever longas teses sobre as alterações climáticas quando observamos este fenómeno em agosto com dois furacões que chegaram ao fim dos seus dias na costa europeia.

Esta semana, que se tornou 10 dias em Lorient, tem sido muito ocupado reunindo as equipes depois de um ou dois anos de preparação para cada projeto; A organização deixou as suas marcas com uma sucessão de controlos técnicos e briefings de todos os tipos para garantir que a aventura está, acima de tudo, dentro de um rigoroso quadro técnico e regulamentar. O “vale da vela” também oferecia todas as habilidades e quanto à 1ª edição oferecia um cenário perfeito para se preparar para a estrada aberta.

O prólogo de 900 milhas, atravessando o Golfo de Cascony, Cabo Finisterra, descida ao longo das costas espanhola e portuguesa, Cabo de São Vicente, chegada à Baía de Cádis, estará longe de ser um passeio no parque porque todos já sabem que pontos essenciais podem ser ganhos ou perdidos; E isto recordando a classificação da edição inaugural onde apenas 2 pontos separavam o vencedor do seu perseguidor direto, com uma vitória apenas adquirida na última fase.

Cádis aguarda com expectativa os seus concorrentes na noite de segunda-feira, 8 de setembro, e provavelmente na noite de 8 para 9 de setembro. Este primeiro encontro com um grande evento de corridas offshore é um destaque para as autoridades municipais e seu prefeito, Bruno Garcia; a localização escolhida é inovadora, com um grande cais de 300 metros na bacia de Astilleros, perto do centro da cidade, onde foi instalado um porto temporário. Um programa muito completo de atividades foi preparado para torná-lo um evento importante e popular, orientado para a partilha e descoberta da disciplina, na tradição das corridas oceânicas francesas. Quanto à cidade mais antiga da Europa Ocidental, irá sem dúvida oferecer as boas-vindas e o calor bem conhecido dos andaluzes, no seu labirinto de ruelas antigas e monumentos soberbos.

Share this article: